- EN
- PT
Agroinovadores: como a Treasury Wine Estates está promovendo a viticultura sustentável com uma Agtech
A Arable conversou recentemente com Will Drayton, Diretor de Sustentabilidade e Ciência da Treasury Americas, uma divisão da Treasury Wine Estates, e cliente da Arable. Conversamos sobre inovações em agtech e compartilhamos uma visão dos bastidores da visão de Will e TWE para o futuro da vinificultura, incluindo a crescente importância da vinicultura sustentável e o efeito multiplicador da tecnologia para ajudar que os vinhedos ao redor o mundo sejam mais resilientes e preparados para as mudanças climáticas..
A Treasury Wine Estates (TWE) é líder global em vinhos, com mais de 11.300 hectares de vinhedos e vinícolas que produzem rótulos icônicos e consumidos em mais de 70 países. Sua aspiração de ser a empresa de vinhos premium mais admirada do mundo é construída por meio da criação de experiências excepcionais para seus consumidores, clientes, parceiros, fornecedores e seu pessoal. Este trabalho inclui seus esforços para ser bons administradores da terra.
Os esforços da TWE em promover a sustentabilidade da uva à taça torna a empresa uma líder nacional. Nos EUA, onde a Treasury Americas anunciou recentemente a expansão de seu investimento em energia solar local, estima-se que a empresa se torne a líder em geração de eletricidade solar local após a conclusão do projeto, estabelecendo um novo recorde para uma empresa de vinhos dos EUA de seu tamanho e escala. A TWE também está ajudando a revitalizar o rio Napa em parceria com outros proprietários de terras, o Condado de Napa e a Agência de Proteção Ambiental e Serviço Nacional de Pesca Marinha dos EUA. Além disso, a TWE está se destacando nos três “Es” da sustentabilidade – práticas ambientalmente corretas, socialmente equitativas e economicamente viáveis - o que foi reconhecido ao vencer a premiação Medalha de Liderança Verde da Aliança de Vitivinicultura da Califórnia 2023.
Will Drayton: Liderando Esforços de Sustentabilidade com Experiência, Paixão e Visão
No centro dessas iniciativas ambiciosas e frutíferas está Will Drayton. Ele supervisiona a viticultura técnica, desde a escolha do porta-enxerto até o tratamento de uma determinada praga e doença, calculando quais serão as estimativas de rendimento e usando tecnologias de ponta para monitorar os vinhedos. Sua equipe também cuida da química analítica e atua para melhorar os processos e a engenharia da vinícola, além de encontrar maneiras de produzir vinhos superiores com pegadas mais baixas, menos água, menos energia, menos carbono e menos desperdício.
Drayton diz: “Se houver trabalho científico envolvido com o cultivo de vinho, produção de vinho, embalagem de vinho, sabor, etc., há uma boa chance de eu estar envolvido.”
Em uma segunda-feira típica, você pode encontrar Drayton explorando as áreas da lavoura ou viajando para os vinhedos em seu veículo elétrico, conversando com viticultores, analisando vinhos com vinicultores, desenvolvendo abordagens para o sequestro de carbono, inspecionando o progresso da restauração no rio Napa ou colaborando com sobre estratégia de negócios com colegas na Austrália.
As amplas responsabilidades de Drayton em conjunto com a profundidade e amplitude de especialização (sua educação formal inclui psicologia experimental, ciências naturais, agronomia, horticultura e viticultura) são representativas do trabalho abrangente e multifacetado da TWE para tornar todas as suas operações mais sustentáveis. Em 2021, a TWE estabeleceu uma meta ambiciosa para liderar a indústria do vinho em sustentabilidade e se comprometer com uma série de metas ambientais, incluindo ser 100% alimentada por energia renovável em suas operações até 2024 e alcançar emissões líquidas zero para suas operações até 2030.
Sustentabilidade faz parte da cultura da TWE
Os esforços para melhorar a resiliência climática são uma prioridade devido à sensibilidade das vinhas e da vinificação às mudanças climáticas. De acordo com Drayton: “Existe um custo imediato e óbvio para tomar as decisões erradas à luz dos eventos climáticos causados pela mudança climática – especificamente, qualidade e rendimentos ruins – e também um prêmio imediato para ser ágil e se adaptar ao mesmo tempo em que reduz riscos futuros. Nossos esforços para mitigar o impacto de eventos climáticos extremos vão desde alavancar a tecnologia de campo para monitorar de perto os vinhedos, investir na saúde do solo para maior retenção de água e ciclo de nutrientes, preservar habitats naturais locais como o rio Napa e investir em equipamentos avançados de laboratório para detectar vestígios de fumaça no vinho caso ocorram incêndios florestais.”
De forma mais ampla, a sustentabilidade é algo que a TWE incorporou desde a sua fundação. Nos últimos cinco anos, dobrou os esforços em reconhecimento às mudanças climáticas. E a empresa está explorando ativamente uma infinidade de maneiras de melhorar a forma de cultivar, viver e empregar sua equipe de forma mais sustentável. À medida que o ritmo da inovação acelerava, a TWE o acompanhava passo a passo, alavancando tecnologias de ponta em toda a cadeia de suprimentos, tudo com o objetivo de maximizar os esforços de sustentabilidade da raiz aos frutos. E além!
Aproveitando o poder da tecnologia agrícola para estar pronto para o que vem a seguir
A tecnologia agrícola tornou-se uma ferramenta poderosa para a TWE responder melhor a ambientes em rápida mudança. Em combinação com métodos agrícolas tradicionais eficazes, Drayton lança uma ampla rede em sua busca por soluções para maximizar a produtividade, minimizar o impacto ambiental e criar um futuro mais sustentável.
Isso inclui o uso da plataforma de inteligência agrícola da Arable para correlacionar o microclima, a planta, o solo e os fatores de irrigação com a saúde do vinhedo e a qualidade da uva.
De acordo com Drayton: “A visibilidade aprimorada do talhão é a chave para ser responsivo na produção e a capacidade de criar um registro das condições climáticas – como os níveis exatos de umidade, as temperaturas que foram atingidas durante aquela onda de calor ou capturar um evento de geada e quanto tempo durou – é fundamental para os futuros esforços de planejamento da nossa equipe.”
Essas informações são usadas pela equipe de Drayton para educar a equipe global de TWE sobre o que acontece durante eventos climáticos intensos e as formas mais econômicas e eficazes de usar recursos para obter os melhores resultados. Estas informações levam a estratégias de irrigação, momento ideal da safra ou decisões de poda, entre outras táticas. Historicamente, as lições aprendidas incluíram respostas específicas de vinhedos e uvas a déficits de pressão de vapor durante um evento específico, quão quente ficou antes que TWE visse um nível significativo de dessecação de uva e perda de rendimento, ou qual estrutura da copa produziu frutas da mais alta qualidade.
Com a ajuda da tecnologia agrícola moderna, os vinhedos da TWE na Califórnia se beneficiam dos aprendizados em vinhedos na França, Itália, Nova Zelândia e Austrália. Drayton vê o ritmo da agricultura cada vez mais rápido; sua equipe está trabalhando para aprender com cada onda de calor ou evento de geada (independentemente da localização) e aplicar essas lições para se preparar de forma mais eficaz para o futuro. A presença global da TWE oferece informações de várias regiões simultaneamente, permitindo que a equipe planeje não apenas eventos adversos imediatos do clima, mas também décadas futuras de cultivo de uva.
“A tecnologia é o efeito multiplicador que oferece valor imediato e de longo prazo mais rapidamente do que nunca”, diz Drayton.
Drayton vê os investimentos da TWE em maior visibilidade e inteligência do vinhedo como uma extensão natural do espírito da empresa de se dedicar a cuidar de suas propriedades e da terra.
Unindo tradição e inovação para uma vitivinicultura sustentável que produz as melhores uvas
Pode-se dizer que cultivar uvas é uma grande experiência natural. A natureza está sempre fornecendo diferentes variáveis, e o TWE trabalha duro para capturar estas informações para uso no planejamento de um futuro mais resiliente e bem-sucedido.
A TWE reconhece o valor dos métodos tradicionais de cultivo e vinificação e os combina com as informações aprendidas por meio da visibilidade oferecida pela tecnologia em seus vinhedos e variedades para fazer melhorias mensuráveis na qualidade do vinho. Ao combinar métodos convencionais com as mais recentes inovações agtech, trabalhando em estreita colaboração com a comunidade vinícola para compartilhar as melhores práticas, como os mais recentes modelos de pragas e doenças, e mantendo-se atualizado em pesquisas, Drayton acredita que eles estão mais bem preparados para o inesperado e posicionados obter ganhos antecipados e de longo prazo de seus investimentos.
Drayton também reconhece o valor de impulsionar a adoção de tecnologia em toda a equipe TWE. Os times responsáveis pelo vinhedo têm muito mais chances de adotar a tecnologia quando ela beneficia seu trabalho de forma tangível, o que inclui tornar seus esforços mais eficazes e eficientes. Dessa forma, Drayton e TWE estão fazendo de sua transformação digital um esforço de toda a empresa, que também tem o potencial de fechar lacunas futuras na escassez de mão de obra em todo o setor.
A tecnologia cria transparência e eficiência nos negócios: um caso de uso
Para a TWE, investir em métodos de sustentabilidade para melhorar a produtividade é mais do que apenas ser um bom administrador da terra – trata-se de fazer um caso de negócios, e isso inclui decisões orçamentárias. Recentemente, Drayton conseguiu fornecer à equipe financeira da TWE um acesso direto a informações meteorológicas específicas de vinhedos por meio do Arable para ajudar a expor para a equipe à lógica por trás das decisões específicas de vinhedos. Esta iniciativa foi tão valioso que a equipe financeira da TWE agora tem dados meteorológicos da Arable transmitidos em seu painel do Power BI para informar melhor a análise do orçamento. De acordo com Drayton: “Esta transparência, acesso e precisão de dados criam um nível totalmente novo de confiança e responsabilidade e, idealmente, proporcionarão eficiências futuras para integrar vários fluxos de dados e acessar resultados em muitos departamentos diferentes”.
Esforços locais têm impacto global
No recente simpósio de clima e vinho Napa RISE , uma convenção transformadora que trabalha para permitir que a indústria vinícola do Condado de Napa estabeleça um padrão de sustentabilidade e ação climática, Drayton refletiu que o desafio vai além dos vinhedos individuais. Ele compartilhou estimativas aproximadas de cientistas climáticos mostrando que, como comunidade global, é necessário reduzir a pegada de carbono do mundo em 1% todos os meses a partir de agora até 2030 para atingir as metas de mitigação climática.
Para os colegas da TWE, Drayton reconhece que a natureza colaborativa da indústria vinícola significa que todos os investimentos em tecnologia agrícola, juntamente com novos processos, inovações e descobertas, têm o potencial de melhorar a vida de todos – algo fundamental para o futuro da viticultura.
“A Treasure só triunfa se formos todos sustentáveis como indústria; estamos sempre felizes em compartilhar as lições aprendidas,” diz Drayton.
Visite o site da TWE para saber mais sobre o compromisso da empresa com a sustentabilidade.