- EN
- PT
Como a Tecnologia de Monitoramento no Campo da Arable Apoia a Sustentabilidade na Agricultura
Os produtores de hoje estão sendo solicitados para alimentar o mundo e também salvá-lo. Entre preservar recursos naturais como água e solo e reduzir insumos químicos para minimizar o impacto ambiental, eles estão aprendendo a fazer mais com menos.
Para enfrentar essa tarefa monumental, os produtores precisam de ferramentas mais avançadas para tomar decisões críticas de gestão. Essas ferramentas devem ser precisas, fáceis de usar e facilmente integráveis às suas operações atuais. Elas precisam ser flexíveis e fornecer aos produtores insights críticos no campo (onde decisões em frações de segundo são frequentemente tomadas). E, em vez de apenas capturar e transmitir dados, essas ferramentas devem fornecer análises e insights específicos e significativos para o campo.
Como líder em inteligência de cultivo, a Arable está transformando a agricultura ao fornecer aos produtores visibilidade e insights sem paralelos sobre suas operações, permitindo que eles estejam melhores posicionados para tomar decisões que levam a uma maior produtividade e sustentabilidade.
Superando Tradição e Experiência
Os produtores sempre confiaram na experiência, tradição e em uma conexão profunda com a terra ao tomarem decisões importantes. No entanto, diante de condições climáticas mais extremas e recursos naturais diminuindo, os produtores agora requerem uma gama mais ampla de dados e inteligência para manter a produtividade e sustentar suas operações.
A tecnologia de monitoramento do campo da Arable permite que os produtores passem de julgamentos baseados em experiência e intuição para decisões habilitadas por tecnologia, baseadas em inteligência de cultivo específica do local. Não mais dependendo apenas da sabedoria, os produtores agora podem acessar dados abrangentes em tempo real, contabilizar padrões históricos e tendências e tomar decisões mais confiantes baseadas em dados. A solução da Arable, alimentada por modelos agronômicos robustos e machine learning, transforma previsões meteorológicas do campo, dados de plantas, solo e irrigação em insights específicos que melhoram a tomada de decisão no campo.
Decisões de Gestão Impulsionadas por Inteligência
Cada decisão que um produtor toma – desde o quanto irrigar, como fertilizar ou quando pulverizar – pode impactar a saúde da plantação, o rendimento e os resultados financeiros. Como guardiões da terra, os produtores entendem que suas decisões têm um impacto dentro e fora de suas fazendas. Eles estão plenamente conscientes da importância de preservar e proteger recursos naturais e estão focados em construir uma operação que seja mais resiliente e sustentável para a próxima geração. Mas a sustentabilidade não pode vir às custas da produtividade.
Com a Arable, os produtores podem tomar decisões de gestão mais inteligentes que dão suporte a uma safra mais saudável e de alto rendimento, enquanto reduzem os insumos utilizados e o impacto no meio ambiente. Os clientes já estão vendo a solução digital da Arable ajudá-los a alcançar cinco principais objetivos de sustentabilidade:
1 – Valorizar Cada Gota
À medida que o número de dias quentes e ondas de calor prolongadas aumenta, os pesquisadores esperam que a seca extrema continue – tensionando os recursos hídricos, incluindo água subterrânea, água superficial e umidade do solo. Com a produção agrícola respondendo por quase 70% das retiradas globais de água doce e 40% dos produtores mundiais dependendo da extração insustentável de água subterrânea, a água está mais escassa do que nunca. Mas sem água, não há cultivo.
Utilizando a solução de inteligência de cultivo da Arable, os produtores podem entender os requisitos únicos de equilíbrio hídrico de suas culturas com insights precisos a nível de campo, derivados de dados sintetizados de clima, planta, solo e irrigação aplicada. (Em contraste, os serviços meteorológicos remotos podem indicar padrões climáticos geográficos, mas não conseguem especificar locais e quantidades de chuva específicos do campo.) Com essas informações, os produtores podem determinar quando e quanto regar para manter a saúde e o vigor das plantas. Eles podem conservar água e prevenir os efeitos prejudiciais da irrigação excessiva, como a lixiviação de nutrientes e a redução da qualidade das culturas.
Um exemplo do impacto da Arable nessa área é seu projeto de irrigação de cana-de-açúcar no Brasil. A Arable fez parceria com a Bonsucro, uma organização global sem fins lucrativos, que desenvolveu o padrão de sustentabilidade para a produção de cana-de-açúcar. Também fez parceria com a Raízen, uma importante companhia integrada de energia do Brasil e a maior exportadora individual de açúcar do mundo. A tecnologia da Arable está sendo usada para enfrentar os desafios do setor sucroenergético do Brasil devido a secas prolongadas, com o objetivo de melhorar a eficiência hídrica, gerenciar melhor a produção de acordo com o microclima e mitigar riscos climáticos.
2 – Evitar Desperdício de Insumos
De maneira semelhante à água, muitos produtores empregam uma abordagem de “pulverizar e rezar” quando se trata de pesticidas. Essa abordagem pode ser prejudicial para a cultura, pois pulverizar no estágio errado de crescimento pode reduzir o controle de insetos e doenças. Ao mesmo tempo, pulverizar em condições ambientais inadequadas pode levar ao desperdício de recursos e contaminação devido à falta de direção. Um estudo mostrou que 730 toneladas métricas de pesticidas entram e contaminam rios a cada ano em todo o mundo.
Muitos produtores empregam uma abordagem semelhante com fertilizantes, aplicando-os em excesso na esperança de que haja fertilizante suficiente quando a cultura precisar. No entanto, pesquisas mostram que 80% do nitrogênio aplicado acaba como poluição ou é desperdiçado por desnitrificação. Dado que os custos com fertilizantes e pesticidas atingiram recordes em 2023 e representaram mais de 14 por cento do total das despesas de produção agrícola nos EUA, os insumos desperdiçados também impactam o resultado financeiro do produtor.
Com o monitoramento do campo, os produtores podem identificar o “ponto ideal” e adaptar mais precisamente o momento e a quantidade da aplicação de fertilizantes e pesticidas às necessidades específicas da cultura e às condições ambientais locais – reduzindo simultaneamente os custos e o impacto ambiental. Por exemplo, com a ferramenta de tempo de pulverização da Arable, um produtor pode planejar o trabalho de forma mais precisa e minimizar o desperdício, mirando quando as condições climáticas estiverem mais otimizadas para a pulverização. Usando o sistema Arable, um parceiro líder em agtech na Costa Rica conseguiu reduzir o risco de doenças e diminuir os insumos em 15%.
3 – Maximizar Cada Acre
Para se antecipar ao estresse das plantas relacionado ao clima extremo, pragas/doenças e déficit hídrico, muitos produtores dependem de um conjunto de diferentes ferramentas e tecnologias para monitorar suas culturas. Com a Arable, os produtores podem recorrer a uma única solução. O Arable Mark, baseado em IoT, monitora e coleta continuamente dados essenciais sobre o clima, plantas, solo e irrigação. Esses dados são então sintetizados e processados pelo sistema da Arable, que combina modelos agronômicos com machine learning para fornecer insights e melhorar a tomada de decisão do produtor.
Os produtores podem identificar sinais de estresse hídrico, pressão de pragas e doenças, e deficiências de nutrientes mais cedo do que apenas por visitas de campo. Usando a Arable Vision, além dos dados captados, eles podem ter um olhar sobre o campo mesmo quando não podem estar lá pessoalmente. Com uma visão constante das suas operações, os produtores podem intervir mais cedo em potenciais problemas e priorizar aqueles com maior impacto. Eles podem ser mais eficientes e eficazes na maneira como gerenciam suas culturas e utilizam recursos. Menos viagens ao campo resultam em redução de custos com combustível e mão de obra, além de menores emissões.
4 – Gerenciar Riscos e Adaptar-se a um Clima em Mudança
À medida que o clima ao redor do mundo se torna mais extremo e imprevisível, os produtores precisam cada vez mais de ferramentas que forneçam informações precisas e oportunas sobre o que está acontecendo em seus campos. O acesso a informações e insights em tempo real permite que os produtores implementem medidas proativas ou reajam rapidamente para mitigar riscos como geada, seca ou surtos de doenças.
Segundo Will Drayton, Diretor de Viticultura Técnica, Sustentabilidade e Pesquisa na líder global de vinhos Treasury Americas, “Há um custo imediato e óbvio em tomar decisões erradas diante de eventos climáticos causados pela mudança climática – especificamente, baixo rendimento e qualidade – e também um prêmio imediato em ser ágil e adaptar-se, ao mesmo tempo reduzindo riscos futuros.”
Usando Arable, a Treasury tem acesso imediato a dados críticos para tomada de decisões. Eles podem correlacionar fatores climáticos, de plantas, solo e irrigação no campo com a saúde do vinhedo e a qualidade das uvas. Mais importante ainda, eles podem se antecipar a eventos climáticos intensos e determinar o uso mais econômico e eficaz dos recursos para alcançar os melhores resultados.
5 – Recompensar os Produtores
Cientistas estimam que os solos agrícolas poderiam sequestrar mais de um bilhão de toneladas adicionais de carbono por ano. No entanto, a introdução das práticas sustentáveis necessárias para sequestrar carbono vem com riscos e custos consideráveis para os produtores. Programas de carbono agrícola foram introduzidos para compensar esses custos e riscos, mas os custos associados aos protocolos de medição atuais reduzem a parcela do valor dos créditos de carbono que os produtores recebem.
Ao aproveitar a inteligência de cultivo verificada que a tecnologia de monitoramento no campo fornece, os programas de carbono poderiam substituir os testes de solo e a infraestrutura mais cara atualmente usados para verificar o impacto. A Arable fez parceria com a Shell International Exploration and Production Inc. para pilotar um sistema de monitoramento, relatório e verificação (MRV) de alta confiança e baixo custo. Este programa combina os dados abrangentes coletados pelo sensor no campo da Arable com a solução de monitoramento de carbono da Quanterra e os modelos de carbono da HabiTerre para provar que a estimativa e a verificação podem ser feitas com precisão a uma fração do custo dos métodos MRV existentes.
O resultado? A Arable pode ajudar os produtores a receberem uma maior parte dos créditos de carbono que geram em suas fazendas para compensar os custos e riscos de introduzir práticas mais sustentáveis.
Tornando a Sustentabilidade Alcançável
Para que a agricultura assuma a liderança no avanço da sustentabilidade, os produtores precisam de ferramentas e tecnologias que apoiem decisões de gestão mais inteligentes, sem adicionar custos significativos, complexidade, ou sacrificar a produtividade e a lucratividade. O sistema de inteligência de cultivo no campo da Arable oferece aos produtores uma solução prática e resistente, ajudando-os não apenas a sustentar, mas a expandir suas operações agrícolas para o futuro.
Como Will Drayton confirma, “O sistema Arable nos dá acesso a dados críticos para tomada de decisão quando precisamos e desempenha um papel fundamental na produção de vinho de alta qualidade de maneira sustentável, algo que é extremamente importante para nós e nossa visão de um futuro mais brilhante.”